Regulamento – Circuito Regional Gira Praia – Associação Voleibol de Leiria 2024


ARTIGO 1º

O Campeonato Regional de Gira-Praia 2024 é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito regional, sob a chancela da Associação de Voleibol de Leiria (AVLeiria) e organizado pelos clubes filiados, destinada a equipas masculinas e femininas, cada uma delas constituída por dois jogadores – "duplas".


ARTIGO 2º

1- Esta competição será realizada sobre a forma de etapas para equipas masculinas e para equipas femininas, as quais terão a seguinte estrutura, sem prejuízo de outra que a AVLeiria, em cada momento, decida adotar:

a. "ETAPAS DO REGIONAL DO GIRA-PRAIA – SUB 14/16/18" (provas organizadas para os escalões sub);

i. 1ª Etapa: 14 de Julho Praia da Foz do Arelho, em que o anfitrião será o SCC – Sporting Clube das Caldas;

ii. 2ª Etapa: 20 de Julho, na Paia Velha em que o anfitrião será SOM – Sport Operário Marinhense:

b. "TORNEIO FINAL"

i. Final: 28 de Julho, na Praia das Paredes da Vitória em que o anfitrião será o CDP – Clube Desportivo Pataiense.

2- O titulo de Campeão/ã Regional será atribuído:

a. à dupla vencedora do TORNEIO FINAL, no caso dos escalões Sub 14, Sub. 16 e Sub. 18, femininos e masculinos.

3- No Torneio Final serão encontradas as equipas Campeãs Regionais, as quais garantem o  apuramento para a Final Nacional de Gira Praia, podendo outras classificações também apurar mediante formato do Nacional de Gira Praia.


ARTIGO 3º

1- As Etapas e Torneios Final são destinados a atletas devidamente inscritos na Federação Portuguesa de Voleibol, via a AVLeiria como atletas de Voleibol de formação, gira-volei, gira + ou de gira praia, sendo que:

a. No escalão Sub.14, os atletas deverão ter até 13 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição;

b. No escalão Sub.16, os atletas deverão ter até 15 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição;

c. No escalão Sub.18, os atletas deverão ter até 17 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição.

2- Os jogadores participantes terão que comprovar a sua inscrição na Federação Portuguesa de Voleibol nos escalões de formação, Gira Vólei, Gira + ou Gira Praia e com exame médico dentro do prazo de validade antes do prazo limite estipulado para a inscrição na primeira etapa em que desejem participar.

3- A inscrição da dupla para cada Etapa é efetuada exclusivamente no site da AVLeiria   (https://www.avleiria.pt/), sendo obrigatório o preenchimento integral dos campos constantes da ficha de inscrição.

4- Não serão aceites inscrições por qualquer outra via ou cuja entrada seja posterior às 24h do dia definido para prazo limite de inscrição definido para cada etapa do torneio.

5- Os atletas devem consultar a lista de duplas inscritas que será publicada, no mesmo site, até às 14h do dia anterior ao início da etapa e assim confirmar a sua própria inscrição.

6- Qualquer documento adicional em falta deve ser entregue até às 24h do dia definido para prazo limite de inscrição definido para cada etapa do Torneio.


ARTIGO 4º

1- Todos os atletas carecem, ainda, de uma autorização especial dos encarregados de educação.

2- Essa autorização deverá ser concedida pelo preenchimento integral do modelo próprio a obter no site da AVLeiria, através do link: https://www.avleiria.pt/, e ser submetida online no ato da inscrição da equipa, juntamente com cópia do documento de identificação (CC/BI/Passaporte) do declarante, impreterivelmente antes do prazo limite para a inscrição na Etapa em que desejem participar.

3- Não será aceite qualquer inscrição de menor não autorizado pelo encarregado de educação nos termos supra referidos, ou sempre que esteja em falta qualquer documento dos acima solicitados.


ARTIGO 5º

1- Em cada Etapa, o quadro competitivo será adaptado às condições existentes e ao número de equipas inscritas.

2- Quando o número de equipas inscritas para uma Etapa for inferior a 4 num escalão, pode a AVLeiria decidir pelo cancelamento da prova nesse escalão.

3- No caso referido no número anterior e no que respeita à pontuação, todos os inscritos serão considerados 1º classificados na Etapa em causa, sendo atribuídos a cada dupla os pontos referentes a esse lugar.

4- Após a 1ª Etapa, o quadro competitivo poderá passar a ter em conta o Ranking em cada escalão, com as equipas melhores posicionadas a jogarem com as piores na primeira fase.


ARTIGO 6º

1- Antes de se iniciar cada Etapa Gira-Praia terá lugar uma reunião técnica.

2- A presença na reunião técnica é obrigatória para todas as duplas inscritas, estando os jogadores que as integram obrigados a comparecer à mesma.

3- A reunião mencionada no número anterior iniciar-se-á à hora marcada pela organização da prova aquando da publicação da lista de duplas inscritas, e a ausência injustificada de uma dupla ou qualquer um dos seus elementos, implica a impossibilidade da equipa ou de qualquer um dos seus membros participar no Torneio.

4- A ausência só será justificada se ocorrer por motivo de doença que impossibilite a presença, desde que devidamente comprovada por declaração médica, apresentada ao Delegado Técnico ou por outro motivo relevante desde que aceite por decisão tomada por escrito pelo Delegado Técnico.

5- A inscrição no Campeonato Regional Gira-Praia pressupõe a aceitação da partilha de tarefas, nomeadamente na arbitragem e marcação de pontos nos jogos de outras equipas ou outras de apoio logístico fundamentais ao bom desenrolar da prova. Na reunião técnica as duplas são informadas das suas incumbências, sendo excluídos da competição se não as cumprirem ou não o fizerem com a correspondente dignidade e isenção.

6- As duplas deverão estar atentas ao desenrolar da sequência dos jogos de forma a estarem preparados para jogar no horário que lhes vier a ser fixado. Será considerada falta de comparência da dupla se ambos os jogadores não estiverem no campo de jogo, preparados para jogar, nos 10 minutos após o árbitro chamar os capitães para o sorteio. A reincidência de atraso na mesma prova implicará a exclusão da dupla.

7- Nos jogos com hora marcada, o horário não inclui o período de aquecimento, devendo as duplas fazê-lo antecipadamente. O árbitro dará início ao jogo na hora fixada. A tolerância para atraso a jogos com hora marcada é de 10 minutos, após o que será atribuída falta de comparência à dupla em falta ou incompleta. O uso da tolerância acarreta perda do período de aquecimento.


ARTIGO 7º

1- As Etapas do Campeonato Regional de Gira-Praia serão disputadas num sistema misto de grupos e chaves adaptados às condições logísticas e ao número de atletas inscritos.

2- A prova será disputada no sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de três sets até aos vinte e um pontos, sem ponto limite com a diferença de dois pontos. Havendo empate de sets, o 3º set será jogado até aos 15 pontos, sem ponto limite com a diferença de dois pontos.

3- Quando as condições assim o exijam, algumas fases da prova ou a sua totalidade poderão ser disputadas em jogos a um set só e/ou em sets de 15 pontos.

4- A classificação é determinada pela soma de pontos:

a. vitória 2 pontos

b. derrota 1 ponto

c. falta de comparência 0 pontos

5- Em caso de empate entre duas ou mais equipas, dentro da mesma série, a classificação será ordenada do seguinte modo:

a. o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos;

b. o que tiver melhor cociente entre os set's ganhos e perdidos;

c. subsistindo o empate, a classificação é ordenada em função do que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si.

d. subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos entre as equipas empatadas.

e. subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre set's ganhos e perdidos entre as equipas empatadas.

6- A escolha dos melhores terceiros classificados será realizada do seguinte modo:

a. o que tiver maior pontuação classificativa;

b. o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos;

c. o que tiver melhor cociente entre os set's ganhos e perdidos;

d. subsistindo o empate, proceder-se-á a um jogo entre as equipas empatadas. O formato desse jogo será decidido pela organização.

7- A desistência ou abandono de um atleta/ dupla durante a fase de grupos anula todos os resultados dos jogos obtidos pela dupla e pelos seus adversários nos jogos com ela

disputados nessa fase, com a consequente retificação da classificação final.

8- O abandono de uma prova por um atleta ou dupla, implica a desqualificação da dupla nessa prova sendo atribuídos zero pontos a cada um dos atletas. A ausência de justificação ou a sua falta de relevância para o abandono da prova acarreta também a proibição de inscrição no Campeonato Regional Gira-Praia para o(s) atleta(s) em falta, nas restantes provas da época.


ARTIGO 8º

1- Em cada "Etapa Gira-Praia", serão atribuídos às duplas pontos para a classificação, segundo a seguinte tabela:

Masculino/Feminino

1º Lugar 12 pontos

2º Lugar 10 pontos

3º Lugar 9 pontos

4º Lugar 8 pontos

5º Lugar 7 pontos

6º Lugar 6 pontos

7º Lugar 5 pontos

8º Lugar 4 pontos

9º Lugar 3 pontos

10º Lugar 2 pontos

Todos os restantes 1 ponto.


2- Após cada etapa será atualizado o Ranking, com o somatório por atleta dos pontos obtidos.

3- A constituição das equipas, após a 1ª etapa, pode ser alterada, recomendando-se que sejam, no entanto, fixas.

4- O ranking final após as 2 etapas em cada escalão, será o somatório dos pontos obtidos por cada atleta.

5- As equipas para se poderem inscrever para a Final tem de ser constituídas por atletas que tenham participado em pelo menos uma etapa no respetivo escalão.


ARTIGO 9º

Para cada competição a AVLeiria designará um Delegado Técnico como seu representante, que terá autoridade para, durante a competição, tomar decisões finais no que concerne aos jogadores, inscrições, programação dos jogos e interpretação das regras, de acordo com as normas e regulamentos em vigor.


ARTIGO 10º

A não comparência injustificada, ou se a justificação não for considerada relevante pelo Delegado Técnico, de uma equipa ou de um dos seus membros numa Etapa, implica a impossibilidade de participar em qualquer escalão na Etapa imediatamente seguinte, da equipa ou de qualquer um dos seus elementos.


ARTIGO 11º

1- Sempre que possível serão fornecidas t-shirts/tops ou equipamento similar aos jogadores. Quando tal acontece esses constituem "equipamentos regulamentares", aplicando-se os pontos que se seguem. Em qualquer caso ambos os jogadores usarão obrigatoriamente t-shirts/tops idênticos desde que se inicia o período de aquecimento até ao final do jogo.

2- Os elementos de cada equipa utilizarão nos jogos, períodos de aquecimento para estes e cerimónias protocolares, apenas o equipamento fornecido pela Associação Voleibol de Leiria ou pela entidade a quem esta confiar as organizações das Etapas

3- A recusa de uma equipa ou de um dos seus membros em utilizarem os equipamentos regulamentares nos períodos de aquecimento, jogos, ou nas cerimónias protocolares durante uma Etapa, depois de advertência nesse sentido feita pelo árbitro ou pelo Delegado Técnico, implica a exclusão da prova e a consequente retificação da classificação final.


ARTIGO 12º

1- A AV Leiria pretende nos seus eventos a promoção do FAIR PLAY e de condutas orientadas por princípios éticos.

2- – Não será permitido qualquer violação a estes princípios, sendo penalizada com derrota a equipa que se comprove estar associada aos mesmos, após intervenção do Delegado Técnico.

3- Não é permitido nem será tolerado o "coaching" em qualquer momento do jogo, após o árbitro o ter iniciado e até que o dar por terminado.

4- Por "coaching" deve entender-se qualquer tipo de indicação verbal ou gestual de índole técnica ou tática, dada aos jogadores em competição.

5- Qualquer constatação ou queixa por esse motivo será alvo da intervenção do árbitro ou da organização, que tomará medidas para repor a normalidade do jogo. Não sendo possível fazê-lo, poderá a organização dar por terminado o jogo e atribuir a derrota à equipa beneficiada pelo "coaching", concedendo à outra equipa os sets/pontos necessários à vitória no jogo.


ARTIGO 13º

1- O Atleta encontra-se perfeitamente ciente das normas e regulamentos aplicáveis aos Campeonatos Regionais de Gira-Praia, designadamente o Regulamento específico da competição, o Regulamento de Disciplina e as Regras do Jogo colocados à sua disposição pela Federação Portuguesa de Voleibol, obrigando-se a respeitá-los.

2- Todos os intervenientes estão sujeitos aos regulamentos de voleibol de praia e às normas do Regulamento de Disciplina da FPV, sendo as sanções aplicadas pelo Delegado Técnico ou pelo Conselho de Disciplina da FPV.


ARTIGO 14º

1- O Torneio Final do Campeonato Regional de Gira-Praia será disputado num sistema misto de grupos e chaves adaptadas às condições logísticas e ao número de atletas inscritos.

2- No Torneio Final só serão aceites inscrições de duplas cujos atletas tenham participação igual ou superior a 50% das provas realizadas nesse escalão.

3- Em caso de empate no apuramento das duplas, os critérios de desempate serão os seguintes, por ordem de preferência:

a) será selecionada a dupla que, no conjunto de participações dos 2 atletas, tenha maior número de etapas disputadas, jogando juntos, no escalão em causa;

b) será selecionada a dupla que, no conjunto de participações dos 2 atletas, tenha a melhor classificação jogando juntos;

c) será selecionada a dupla que, no conjunto de participações dos 2 atletas, tenha o maior número de pontuação total jogando juntos;

d) caso ainda assim persista o empate, todas as duplas empatadas serão selecionadas, e o formato competitivo adaptado ao número alargado de duplas.

4- Pode a AVLeiria atribuir, extraordinariamente, "Wild Cards" a dupla(s) que, não reunindo as condições de qualificação para a Final, lhes forem reconhecidos o mérito e a capacidade desportiva para disputarem o Torneio Final" no seu escalão. Nesse caso o quadro competitivo e respetivo formato serão adaptados ao número de equipas em competição.

5- Sempre que possível, o formato a adotar para a Final Regional será o modelo de FINAL 8, sendo constituído pelas oito equipas com melhor pontuação no ranking por escalão.

6- O modelo de FINAL 8, mencionado no número anterior, será disputado de acordo com as seguintes diretrizes:


a. Duas series com a seguinte composição:

Serie A                                                                             Serie B

Equipa A1 1º Ranking                                                Equipa B1 2º Ranking

Equipa A2 4º Ranking                                              Equipa B2 3º Ranking

Equipa A3 6º Ranking                                              Equipa B3 5º Ranking

Equipa A4 8º Ranking                                              Equipa B4 7º Ranking


b. Jogos por Serie:

1º Jogo: Equipa ""1 x Equipa ""4

2º Jogo: Equipa ""2 x Equipa ""3

3º Jogo: Vencidos do 1º Jogo e 2º Jogo

4º Jogo: Vencedores do 1º Jogo e 2º Jogo


c. Finais 

7ºLugar/8ªLugar: Vencido Jogo 3 Serie A x Vencido Jogo 3 Serie B

5ºLugar/6ºLugar: Vencedor Jogo 3 Serie A x Vencedor Jogo 3 Serie B

3ºLugar/4ªLugar: Vencido Jogo 4 Serie A x Vencido Jogo 4 Serie B

1ºLugar/2ºLugar: Vencedor Jogo 4 Serie A x Vencedor Jogo 4 Serie B

7- O abandono da prova por um atleta ou dupla, implica a desqualificação da dupla nessa prova sendo atribuídos zero pontos a cada um dos atletas.


ARTIGO 15º

1- Em todas as questões eventualmente omissas neste regulamento regem os Regulamentos da Federação Portuguesa de Voleibol ou, na falta de disposições destes, os Regulamentos da F.I.V.B..

2- Todas as divergências, omissões ou conflitos derivados da aplicação do presente regulamento, serão objeto de analise pelo Delegado Técnico cuja decisão será final.

//

Regulamento Beach Volei 2024 V01072024  

O regulamento pode ser atualizado se forem detetados incorreções.