Regulamento
Circuito Regional Gira Praia – Associação Voleibol de Leiria 2023
ARTIGO 1º
O Campeonato Regional de Gira-Praia é uma competição de Voleibol de Praia de âmbito regional, sob a chancela da Associação de Voleibol de Leiria (AVLeiria) e organizado pelos clubes filiados, destinada a equipas, cada uma delas constituída por dois jogadores – "duplas".
ARTIGO 2º
1 – Esta competição será realizada sobre a forma de etapas para equipas masculinas e para equipas femininas, as quais terão a seguinte estrutura, sem prejuízo de outra que a AVLeiria, em cada momento, decida adotar:
a) "ETAPAS DO REGIONAL DO GIRA-PRAIA – SUB 12/14/16/18" (provas organizadas para os escalões sub);
i) A competição será disputada em 3 etapas em regime de campeonato.
-1ª Etapa: 15 de Julho na Praia Velha, organização do SO Marinhense – Inscrições até 13 de Julho
-2ª Etapa: 22 de Julho na Praia da Foz do Arelho, organização do SC Caldas – Inscrições até 20 de Julho
-3ª Etapa:29 de Julho na Praia das Paredes, organização do CD Pataiense – Inscrições até 27 de Julho.
2 - O título de Campeão/ã Regional será atribuído:
a) à dupla vencedora com melhor pontuação, no caso dos escalões Sub 12, Sub 14, Sub. 16 e Sub. 18, femininos e masculinos no final do torneio, de acordo com o artigo 9º deste regulamento.
ARTIGO 3º
1 - Os Torneios são destinados a atletas devidamente inscritos na Federação Portuguesa de Voleibol via Associação de Voleibol de Leiria, como atletas de Voleibol, sendo que:
a) No escalão Sub.12, os atletas deverão ter até 11 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição;
b) No escalão Sub.14, os atletas deverão ter até 13 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição;
c) no escalão Sub.16, os atletas deverão ter até 15 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição;
d) no escalão Sub.18, os atletas deverão ter até 17 anos de idade (inclusive) a 31 de Dezembro do Ano em que se realiza a competição.
2 - Os jogadores participantes terão que comprovar a sua inscrição na Federação Portuguesa de Voleibol nos escalões de formação, Gira Vólei ou Gira + e com exame médico dentro do prazo de validade.
3- A inscrição da dupla para cada Etapa é efetuada exclusivamente no site da AVLeiria (https://www.avleiria.pt/), sendo obrigatório o preenchimento integral dos campos constantes da ficha de inscrição.
4- Não serão aceites inscrições por qualquer outra via ou cuja entrada seja posterior às 24h do dia definido para prazo limite de inscrição definido para cada etapa do torneio.
5- Os atletas devem consultar a lista de duplas inscritas que será publicada, no mesmo site, até às 14h do dia anterior ao início da etapa e assim confirmar a sua própria inscrição.
6- Qualquer documento adicional em falta deve ser entregue até às 24h do dia definido para prazo limite de inscrição definido para cada etapa do Torneio.
ARTIGO 4º
1 – Todos os atletas carecem, ainda, de uma autorização especial dos encarregados de educação.
2 - Essa autorização deverá ser concedida pelo preenchimento integral do modelo próprio a obter no site da AVLeiria, através do link: https://www.avleiria.pt/ e dar entrada nos serviços da AVLeiria via email, juntamente com cópia do documento de identificação (CC/BI) do declarante, impreterivelmente antes do prazo limite para a inscrição na Etapa em que desejem participar.
3 - Não será aceite qualquer inscrição de menor não autorizado pelo encarregado de educação nos termos supra referidos, ou sempre que esteja em falta qualquer documento dos acima solicitados.
ARTIGO 5º
1 - Em cada Etapa, o quadro competitivo será adaptado às condições existentes e ao número de equipas inscritas.
2- Quando o número de equipas inscritas para uma Etapa for inferior a 4 num escalão, pode a AVLeiria decidir pelo cancelamento da prova nesse escalão.
3- No caso referido no número anterior e no que respeita à pontuação, todos os inscritos serão considerados 1º classificados na Etapa em causa, sendo atribuídos a cada dupla os pontos referentes a esse lugar.
ARTIGO 6º
1 - Antes de se iniciar cada Etapa Gira-Praia terá lugar uma reunião técnica.
2 - A presença na reunião técnica é obrigatória para todas as duplas inscritas, estando os jogadores que as integram obrigados a comparecer à mesma.
3 - A reunião mencionada no número anterior iniciar-se-á à hora marcada pela organização da prova aquando da publicação da lista de duplas inscritas, e a ausência injustificada de uma dupla ou qualquer um dos seus elementos, implica a impossibilidade da equipa ou de qualquer um dos seus membros participar no Torneio.
4 - A ausência só será justificada se ocorrer por motivo de doença que impossibilite a presença, desde que devidamente comprovada por declaração médica, apresentada ao Delegado Técnico ou por outro motivo relevante desde que aceite por decisão tomada por escrito pelo Delegado Técnico.
5 – A inscrição no Campeonato Regional Gira-Praia pressupõe a aceitação da partilha de tarefas, nomeadamente na arbitragem e marcação de pontos nos jogos de outras equipas ou outras de apoio logístico fundamentais ao bom desenrolar da prova. Na reunião técnica as duplas são informadas das suas incumbências, sendo excluídos da competição se não as cumprirem ou não o fizerem com a correspondente dignidade e isenção.
6 – As duplas deverão estar atentas ao desenrolar da sequência dos jogos de forma a estarem preparados para jogar no horário que lhes vier a ser fixado. Será considerada falta de comparência da dupla se ambos os jogadores não estiverem no campo de jogo, preparados para jogar, nos 10 minutos após o árbitro chamar os capitães para o sorteio. A reincidência de atraso na mesma prova implicará a exclusão da dupla.
7 – Nos jogos com hora marcada, o horário não inclui o período de aquecimento, devendo as duplas fazê-lo antecipadamente. O árbitro dará início ao jogo na hora fixada. A tolerância para atraso a jogos com hora marcada é de 10 minutos, após o que será atribuída falta de comparência à dupla em falta ou incompleta. O uso da tolerância acarreta perda do período de aquecimento.
ARTIGO 7º
1 – As Etapas do Campeonato Regional de Gira-Praia serão disputadas num sistema misto de grupos e chaves adaptados às condições logísticas e ao número de atletas inscritos.
2 - A prova será disputada no sistema de ponto por jogada (rally-point), à melhor de três sets até aos vinte e um pontos, sem ponto limite com a diferença de dois pontos. Havendo empate de sets, o 3º set será jogado até aos 15 pontos, sem ponto limite com a diferença de dois pontos.
3- Quando as condições assim o exijam, algumas fases da prova ou a sua totalidade poderão ser disputadas em jogos a um set só e/ou em sets de 15 pontos.
4 - A classificação é determinada pela soma de pontos:
a) vitória 2 pontos
b) derrota 1 ponto
c) falta de comparência 0 pontos
5 - Em caso de empate entre duas ou mais equipas, dentro da mesma série, a classificação será ordenada do seguinte modo:
a) o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos;
b) o que tiver melhor cociente entre os set's ganhos e perdidos;
c) subsistindo o empate, a classificação é ordenada em função do que tiver maior pontuação classificativa nos jogos disputados entre si.
d) subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos entre as equipas empatadas.
e) subsistindo ainda o empate a classificação é ordenada em função do que tiver melhor cociente entre set's ganhos e perdidos entre as equipas empatadas.
6 - A escolha dos melhores terceiros classificados será realizada do seguinte modo:
a) o que tiver maior pontuação classificativa;
b) o que tiver melhor cociente entre pontos ganhos e perdidos;
c) o que tiver melhor cociente entre os set's ganhos e perdidos;
d) subsistindo o empate, proceder-se-á a um jogo entre as equipas empatadas. O formato desse jogo será decidido pela organização.
7 - A desistência ou abandono de um atleta/ dupla durante a fase de grupos anula todos os resultados dos jogos obtidos pela dupla e pelos seus adversários nos jogos com ela disputados nessa fase, com a consequente retificação da classificação final.
8- O abandono de uma prova por um atleta ou dupla, implica a desqualificação da dupla nessa prova sendo atribuídos zero pontos a cada um dos atletas. A ausência de justificação ou a sua falta de relevância para o abandono da prova acarreta também a proibição de inscrição no Campeonato Regional Gira-Praia para o(s) atleta(s) em falta, nas restantes provas da época.
ARTIGO 8º
1 - Em cada "Etapa Gira-Praia", serão atribuídos às duplas pontos para a classificação, segundo a seguinte tabela:
Masculino/Feminino
1º Lugar 12 pontos
2º Lugar 10 pontos
3º Lugar 9 pontos
4º Lugar 8 pontos
5ºs Lugares 7 pontos
7ºs Lugares 6 pontos
9ºs Lugares 5 pontos
11ºs Lugares 4 pontos
13ºs Lugares 3 pontos
15ºs Lugares 2 pontos
Todos os restantes 1 ponto
ARTIGO 9º
1 – O ranking final do voleibol
de praia (Gira-Praia) de cada ano, em cada escalão, será o somatório dos pontos
obtidos por cada dupla nesse ano, em todas as provas pontuáveis para o ranking
regional no escalão respetivos.
2 – Para o ranking descrito no ponto um, só serão considerados as duas melhores classificações obtidas por dupla, sendo descartada a pior classificação nas três etapas.
3 – Para poder pontuar é obrigatório as duplas participarem em pelos menos duas etapas do torneio.
4 – As duplas são constituídas por dois jogadores fixos por todas as etapas. A troca de jogadores nas duplas entre as etapas é considerada uma nova dupla e será reiniciada a pontuação dessa dupla.
ARTIGO 10º
Para cada competição a AVLeiria designará um Delegado Técnico como seu representante, que terá autoridade para, durante a competição, tomar decisões finais no que concerne aos jogadores, inscrições, programação dos jogos e interpretação das regras, de acordo com as normas e regulamentos em vigor.
ARTIGO 11º
1 - A não comparência injustificada, ou se a justificação não for considerada relevante pelo Delegado Técnico, de uma equipa ou de um dos seus membros numa Etapa, implica a impossibilidade de participar em qualquer escalão na Etapa imediatamente seguinte, da equipa ou de qualquer um dos seus elementos.
ARTIGO 12º
1- Sempre que possível serão fornecidas t-shirts/tops ou equipamento similar aos jogadores. Quando tal acontece esses constituem "equipamentos regulamentares", aplicando-se os pontos que se seguem. Em qualquer caso ambos os jogadores usarão obrigatoriamente t-shirts/tops idênticos desde que se inicia o período de aquecimento até ao final do jogo.
2 - Os elementos de cada equipa utilizarão nos jogos, períodos de aquecimento para estes e cerimónias protocolares, apenas o equipamento fornecido pela Associação Voleibol de Leiria ou pela entidade a quem esta confiar as organizações das Etapas
3 - A recusa de uma equipa ou de um dos seus membros em utilizarem os equipamentos regulamentares nos períodos de aquecimento, jogos, ou nas cerimónias protocolares durante uma Etapa, depois de advertência nesse sentido feita pelo árbitro ou pelo Delegado Técnico, implica a exclusão da prova e a consequente retificação da classificação final.
ARTIGO 13º
1- Não é permitido nem será tolerado o "coaching" em qualquer momento do jogo, após o árbitro o ter iniciado e até que o dar por terminado.
2- Por "coaching" deve entender-se qualquer tipo de indicação verbal ou gestual de índole técnica ou tática, dada aos jogadores em competição.
3- Qualquer constatação ou queixa por esse motivo será alvo da intervenção do árbitro ou da organização, que tomará medidas para repor a normalidade do jogo. Não sendo possível fazê-lo, poderá a organização dar por terminado o jogo e atribuir a derrota à equipa beneficiada pelo "coaching", concedendo à outra equipa os sets/pontos necessários à vitória no jogo.
ARTIGO 14º
1 - O Atleta encontra-se perfeitamente ciente das normas e regulamentos aplicáveis aos Campeonatos Regionais de Gira-Praia, designadamente o Regulamento específico da competição, o Regulamento de Disciplina e as Regras do Jogo colocados à sua disposição pela Federação Portuguesa de Voleibol, obrigando-se a respeitá-los.
2 - Todos os intervenientes estão sujeitos aos regulamentos de voleibol de praia e às normas do Regulamento de Disciplina da FPV, sendo as sanções aplicadas pelo Delegado Técnico ou pelo Conselho de Disciplina da FPV.
ARTIGO 15º
1 - Em todas as questões eventualmente omissas neste regulamento regem os Regulamentos da Federação Portuguesa de Voleibol ou, na falta de disposições destes, os Regulamentos da F.I.V.B..
2 - Todas as divergências e/ou conflitos derivados da aplicação do presente regulamento, serão objeto de analise pela Direção da Associação de Voleibol de Leiria, cuja decisão será final.